"And now for something completely different..."

domingo, 29 de agosto de 2010

Enlatado de Horóscopo Diet

Esse é um texto sobre astronomia e astrologia que me rendeu 8 pontos como redação do simulado de 180 questões da FUVEST (quanto eu tirei no total ainda não sei), só queria compartilhar e deixar registrado, então espero que gostem! =]

==============================

Enlatado de Horóscopo Diet


O negócio do século! Os horóscopos não só lhe dão conselhos pessoais - tão pessoais que serviriam para 90% das pessoas no mundo - como também te manipulam num certo nível, dizendo o quê fazer ou deixar de fazer, ou quais tipos de decisões tomar... Esses astrólogos devem ter bastante orgulho do papel que lhes é designado: basta um estudo superficial de astronomia, um estudo um pouco mais dedicado sobre comportamento e manipulação de massas, e isso basta para que milhões procurem seus textos quando não confiam em suas próprias vidas.

Tudo bem em querer acreditar que há algo a mais para ser visto quando se olha para esse mundo concreto e lógico, regido pelo dinheiro e seus sistemas, mas a maioria não consegue achar uma saída digna do cérebro que supostamente possui e não conseguem viver sem ter alguém ou algo para seguir: e é esse tipo de pessoa que lota tantas igrejas por aí ou dá dinheiro para essas inúmeras editoras de horóscopos.

O quê se vê em larga escala - e dizer isso geraria uma onda de críticas sobre mim, afinal, essa gente é a maioria - é a hipocrisia: aquela pessoa que por exemplo se diz católica, mas tem medo de fantasmas; ou aquela pessoa que vai à igreja todo sábado, e então volta para casa, liga o computador e lê seu horóscopo... Não percebem que não acreditam em sua própria crença? Ou só mantém um caráter religioso porquê a maioria de seus conhecidos são - igualmente superficialmente - crentes?

Não sou nem um pouco católico, mas conheço mais da religião deles do quê muitos dos adeptos. Se eles estudassem sua própria bíblia, perceberiam que não existem lugares para fantasmas, médiuns e previsões de horóscopos. Mas mesmo assim preferem dizer que estão com a maioria, afinal, quanto em mais coisas acreditarem, maiores serão as chances de experimentarem algo fora do comum, não é? Mas acreditam em tantas coisas que tudo que dizem se torna falso.

E assim continuam suas eternas buscas pelos seus destinos, passados ou futuros, enquanto só se distanciam mais de suas autonomias - aquela capacidade de agir por si só, de ter suas próprias opiniões e conclusões, de valorizar sua inteligência como ser humano, lembra? - até se verem presos por palavras ditas ou escritas por outras pessoas. Por isso tenho orgulho de dizer, mesmo que isso gere um ódio irracional dessa maioria: Sou cético. E que Deus os abençoe!

==============================

(droga de blogger que não aceita parágrafo... então tive que pular linha, embora seja errado)

6 comentários:

Jeessy ~ disse...

Posso dizer que gosto dos seus textos? Então tá, eu gosto dos seus textos xD

Marcelo »Queijo disse...

acho q podia ter usado "cristãos" em vez de "católicos", pq afinal nao sao só os católicos, e falar deles assim da um ar de preconceito. Só uma dica ;D no mais o texto ficou bem legal :)

postcode: Woremia (deficiência de vermes)

Contriller disse...

Muito bem...

Idéia: 10
Texto: 10

Malandro ficou bom demais xD
Tem gente que leva muito tempo pra chegar a essas conclusões, alguns nem chegam...

Mas eu continuo lendo horoscopo e livros de interpretação de sonho, nada contra ;)

Bruno Antonelli disse...

Usei católico como exemplo pq é a maior porcentagem que resume oq eu disse, e não me importo em deixar um ar de preconceito mesmo xD
Se usasse cristão seria uma generalização e não um exemplo~

Anônimo disse...

me sinto lendo um texto próprio.
isso dá medo, sabia? rs...
me lembrou disso também...
http://mah206.wordpress.com/2010/04/10/praise-be-god/

Bruno Antonelli disse...

î Agora, se vocês querem um texto BOM MESMO pra elevar seu caráter, leiam o link dessa garota acima. Complementa e expõe o quê eu quis começar aqui.