"And now for something completely different..."

sexta-feira, 26 de março de 2021

Yarok, o Clérigo da Morte com a História Escrita por George R. R. Martin

Olha só, quem diria, tive a chance de criar mais um personagem para outra campanha de D&D!

Dessa vez, é uma campanha one-shot, ou two-shots, que visa um grupo de combatentes indo participar de um Grande Torneio envolvendo pessoas de todas as nações. Tínhamos uma descrição breve da importância do torneio e das diferentes regiões e nações, porém muita coisa estava em aberto, por exemplo, tínhamos o nome de cada nação e sua capital, mas podíamos criar cidades, eventos passados e nomes de divindades nas histórias de nossos personagens.

Ao contrário do meu personagem em outra campanha que estou jogando, que é um kobold covarde, dessa vez eu decidi fazer um personagem mais maneiro e EDGY.

Com a permissão da Mestre, (que é minha namorada mas isso não tem nenhuma influência sobre a permissão, claro), pude fazer um Clérigo do Domínio da Morte. Essa é uma classe apresentada como classe vilanesca no Guia do Mestre do D&D 5th Edition, porém é bem comum se você olhar por aí que a classe seja utilizada por jogadores, e o livro até descreve a possibilidade de ser utilizada dessa forma. A maior dificuldade é em termos de roleplay, para encaixar um clérigo com alinhamento Mau na party.

Bem, em uma das streams de campanhas do Koibu que eu assisti, Gnomes, Tomes and Catacombs, Lilypichu interpreta Midori, uma clériga da deusa da vida que, após a morte de dois dos personagens de outros jogadores durante a campanha, converte-se para a deusa da morte. Essa deusa, no mundo criado por Koibu, apresenta uma postura mais Neutra para o conceito de Clérigo do Domínio da Morte: A de que a Morte é necessária para a manutenção da Vida, e que a Destruição é um pilar necessário para a Criação.

Trouxe esse conceito de neutralidade para o meu personagem, criei a cidade-natal dele, assim como alguns conflitos locais, e criei o conceito de duas deusas gêmeas representando a vida e a morte: Kaira, a deusa da vida, possui apenas a metade de cima do rosto, do nariz para cima, com longos cabelos dourados, enquanto a deusa da morte Ashiok, totalmente baseada na Ashiok do Magic, tem apenas a metade de baixo do rosto, com fumaça negra saindo por cima.

Segue abaixo a história do personagem, que acabou ficando bem grande, e meio que me senti como o George R. R. Martin fudendo com a vida de seus personagens, então espero que gostem! ^^

===================================

A História de Yarok, Campeão de Ashiok

Yarok foi um jovem que dedicou boa parte de sua maturidade servindo a deusa da vida Kaira, uma das deusas gêmeas no deserto de Tamamaam.

Nascido numa cidade menor chamada Bashuk, próxima à Zijab, desfrutou de relativa paz e prosperidade com sua família de origem, vivendo numa região emergente que se desenvolvia às sombras da capital. Porém, essa prosperidade seria cortada com o início de uma guerra civil onde os inimigos visavam a capital Zijab, que não é reconhecida por todos os povos do deserto. Apesar da capital nunca ter sido atacada neste conflito, quase todas as cidades menores nas regiões vizinhas foram atacadas, saqueadas, ou tomadas, Bashuk sendo uma delas. Quando a região foi finalmente retomada pelas forças legítimas de Zijab, o cenário nessas pequenas cidades havia se invertido, sobrando apenas pobreza e destruição.

Seus pais morreram na guerra, casualidades civis, quando ainda tinha 6 anos, e desde então ele e suas irmãs viveram com os tios, que também haviam perdido seus filhos na mesma guerra. A vida com seus tios não foi particularmente ruim, porém teve que amadurecer rápido e tomar conta de suas irmãs, uma vez que seus tios não podiam dar muita atenção para eles, e nem possuíam muito dinheiro.

Aos 16 anos uma doença abateu-se na região, espalhando-se rapidamente pelas rotas comerciais e tomando a vida de suas irmãs e de seus tios, deixando-o sozinho. Não foram mortes fáceis de assistir, tendo presenciado sofrimento e agonia revirarem os olhos inocentes de suas irmãs.

Perdido e abalado, procurou abrigo numa abadia isolada nos arredores da cidade dedicada à deusa Kaira, onde estavam adotando os órfãos deixados pela praga, mas apenas aqueles que já haviam se mostrado imunes à doença, que tiveram contato com pessoas doentes sem serem afetados e que não iriam trazê-la para dentro da abadia, que ficava protegida pela sua distância da cidade.

Como ele já não era uma criança pequena, foi tomado como ajudante, cuidando dos órfãos mais novos enquanto era doutrinado sobre a deusa Kaira e como ela protegia toda a vida como se fossem seus filhos e filhas.

Para ele, foi como ter encontrado uma motivação após toda a morte que sempre o cercara durante toda a vida; talvez tivesse passado por tudo isso para aprender sobre a importância da vida, e seu dever em protegê-la. Decidiu que por onde passasse, levaria as palavras da deusa Kaira, e faria tudo ao seu alcance para que outros não conhecessem a dor da perda e da morte como ele conheceu.

Dos 18 aos 22 anos, Yarok viveu como um clérigo guerreiro que servia à deusa da vida, e junto com outros clérigos e guerreiros ele se tornou parte de um grupo de devotos que viajava para outras cidades mais distantes, protegendo e curando vítimas de conflitos locais e doenças. Esse grupo veio a se tornar praticamente sua segunda família, onde também conheceu seu primeiro amor, uma clériga chamada Allana, e seu melhor amigo, outro guerreiro chamado Marko. Juntos, e como parte desse grupo, realizaram grandes feitos de trabalho humanitário, intervindo quando ninguém mais se importava em intervir, ajudando os realmente necessitados, e impedindo muitas mortes. Porém, ainda assim, também presenciaram muitas mortes que não puderam evitar.

Quando retornavam de suas missões, voltavam para aquela abadia local nos arredores de Bashuk, que ainda recebia muitos jovens órfãos. Essas crianças viam Yarok e seu grupo como seus heróis e irmãos mais velhos, e o clima no local era de uma felicidade simples e de grande hospitalidade e familiaridade.

Porém, tudo isso mudou novamente, e Yarok conheceria a morte de perto mais uma vez. Em certa ocasião, quando seu grupo saiu para intervir em um conflito que devastava uma região mais distante e próxima das montanhas, líderes locais responsáveis por esse conflito não gostaram da chegada do grupo, e prepararam uma armadilha. Yarok e seus amigos foram emboscados dentro de um refúgio civil onde estavam cuidando dos feridos, com os atacantes cercando o local com o objetivo de massacrar a todos. Eles lutaram bravamente para impedir a entrada dos atacantes, mas no final, sem conseguirem entrar, os atacantes atearam fogo no refúgio com o grupo de Yarok e todos os sobreviventes e órfãos dentro.

O que se seguiu foi o caos, com as pessoas correndo para fora, fugindo das chamas, apenas para serem mortas por flechas e espadas. No meio do caos, Yarok e seus companheiros tentaram liderar algumas pessoas através da confusão, sem sucesso. Todos foram mortos, e Yarok acordou apenas no dia seguinte, esquecido e abandonado em meio aos corpos de seus amigos e de inocentes. Com muito esforço e angústia, encontrou e enterrou os corpos de Allana e Marko. Marko havia morrido lutando ao seu lado, porém Allana identificou somente por causa de seus colares e pulseiras, carbonizada debaixo dos restos do refúgio.

Sabe-se lá como, Yarok conseguiu chegar num povoado próximo, onde comprou provisões e um cavalo com o dinheiro que havia conseguido dos mortos, e fez a longa jornada de volta para a abadia sozinho, carregando o peso esmagador do luto em suas costas.

Quando finalmente alcançou a cidade de Bashuk, os moradores locais reconheceram-o chegando, e se aproximaram com pressa. Para seu horror, contaram-lhe sobre um grupo de estranhos que chegou à cavalo na cidade na noite anterior, matando alguns guardas que foram pegos de surpresa, sendo expulsos por outros guardas logo depois, e então recuado para fora da cidade, na direção da abadia, que ficava isolada e desprotegida. Daquela direção, subia uma coluna de fumaça negra.

Yarok cavalgou às pressas, apenas para encontrar a abadia incendiada e em ruínas, com todas as crianças, clérigos e ajudantes mortos dentro. Pelo visto, os mesmos líderes locais que não haviam ido com a cara daquele grupo de clérigos e guerreiros trazendo ajuda humanitária à uma região distante não se contentaram em apenas eliminá-los junto com os refugiados, e enviaram um destacamento menor muito longe apenas para destruir a abadia deles e apagar de vez com todos os seus traços de existência e tudo que haviam construído ao longo dos anos. Talvez fosse apenas uma mensagem para que nenhum tipo de força ou ordem vindo da capital Zijab ou de seus arredores se intrometessem em seus assuntos, e que nenhuma ajuda era bem vinda.

Qualquer que fosse a motivação, não importava mais para Yarok. Ele apenas gritava, ajoelhado no chão, sobrecarregado com toda aquela morte e sofrimento desnecessário. Corpos carbonizados de inocentes, de fiéis, de pessoas que queriam apenas ajudar ao próximo, que somente desejavam tornar o mundo melhor. Sua namorada, seu melhor amigo, sua nova família... Todos mortos. Pela segunda vez, ele havia perdido toda a sua vida e todo mundo ao seu redor. Pela segunda vez, perdeu todo seu senso de normalidade e perspectiva para o futuro.

Gritou e clamou pela sua deusa. Onde estava Kaira? Que vida ela protegia, se não protegia a vida de seus servos, de suas crianças? Como ela podia deixar a vida de todos esses inocentes ser tomada assim, apenas por um capricho de pessoas egoístas? Como ele poderia proteger algo tão frágil e sem valor como uma vida, se nem uma deusa era capaz de proteger?

Suas palavras cortaram o coração da deusa Kaira como veneno, e em seu coração ele sentiu a profunda mágoa da deusa e sua raiva para com ele. Ou seria a sua própria raiva e mágoa? Poderia ele sentir o exato momento em que sua deusa o abandonou, sendo acometido de um vazio maior do que nunca em seu coração, ou seria apenas sua própria dor e solidão? Yarok considerou tirar sua própria vida ali mesmo. Suicídio, o maior pecado para um clérigo da vida.

Mas ele foi interrompido por um frio em sua espinha. Um calafrio correu por suas costas e chegou até a parte de trás de seu pescoço, acariciando sua nuca. Como um toque vindo de uma mão gelada, de unhas afiadas, mas ainda assim tão gentis... E então escutou uma doce voz sussurrando em seu coração arrasado.

Era Ashiok, a deusa da morte, irmã gêmea de Kaira, a quem ela adora provocar. Com suas palavras de conforto e sabedoria ditas de forma gentil no momento mais frágil e oporturno, ela não poderia perder a oportunidade de converter o último servo daquela abadia para si mesma. Sabia que para sua irmã, este seria um crime muito pior que o suicídio.

“Yarok, minha doce criança... Você sofre pela vida daqueles que você perdeu, mas eles estão em paz, comigo. Você sofre por estar vivo, mas não eles, não mais. O sofrimento que eles sentiram, e que você sente agora, vem apenas por se agarrarem tão forte à vida. Mas a morte é bela, é justa e piedosa... Não há sofrimento após a morte, e não precisaria haver antes dela também... Basta apenas aceitá-la. Me aceitar. Se as pessoas parassem de lutar contra a morte, não haveria tanto sofrimento, pois eu garanto uma passagem segura e indolor para o outro lado.”

Yarok lembrou-se do pouco que sabia sobe os clérigos da deusa Ashiok; pessoas encapuzadas que viajam pelo deserto carregando seu símbolo, oferecendo a única bênção que ela pode oferecer: A morte. À primeira vista pode parecer algo mórbido e horrendo, mas ocasialmente, por onde passam, pessoas os procuram para ajudar um parente enfermo, sofrendo com doenças ou feridas incuráveis. Sua bênção encerra a vida da pessoa de maneira rápida e indolor. Até mesmo alguns idosos, em sua idade avançada, buscam a deusa Ashiok para que possam ter uma morte tranquila e pacífica.

“Não aceite mais as mentiras da vida, contadas por Kaira... Não há como você proteger algo que está fadado à acabar, é um trabalho infrutífero e infeliz. Aceite a minha verdade, meu querido Yarok: A única verdade sobre a vida, é que ela acaba. A única garantia para os mortais, é a morte. E eu venho aqui como a deusa dessa verdade, e lhe ofereço a chance de servir à única força com a qual você poderá contar até seus últimos dias!”

Para Yarok, era impossível não dar ouvidos à essas palavras. Parecia tão lógico, tão sensato. Um mortal como ele jamais poderia lutar contra a morte, jamais poderia proteger algo que não pode ser protegido.

Talvez, pensou, a morte fosse a melhor maneira de ajudar as pessoas. Lembrou-se do quanto viu suas irmãs sofrerem com uma doença quando era mais novo, e no quanto todos aqueles que foram queimados na abadia e no refúgio deveriam ter sofrido. Gostaria de ter-lhes oferecido a bênção de Ashiok; uma fria e doce carícia seguida apenas pelo descanso eterno.

Guiado pelas palavras da deusa da morte, vivendo seu luto e buscando iluminação, Yarok partiu da cidade sem falar com mais ninguém, vagando pelo deserto e chegando até às montanhas, onde subiu e isolou-se no topo de um platô. Viveu em reclusão por 4 anos, sustentado principalmente pela sua nova fé, pois Ashiok ainda tinha um trabalho para ele. Ela sabia que ele ainda traria muitas vidas para seus braços antes que sua própria acabasse.

Yarok continuou treinando e vivendo nas montanhas, até que no fim de seu período de reclusão, sua deusa finalmente revelou o trabalho que tinha para ele: Em breve haveria um Grande Torneio, envolvendo todo o continente, e ele seria seu Campeão. Ele deveria participar desse torneio, e ganhar em seu nome, e então mais coisas seriam reveladas no momento certo.

Quando questionou porquê ela precisava que ele participasse num torneio, a única resposta que teve foi: “Forças ocultas alteram o equilíbrio entre a vida e a morte, e através desse torneio, você poderá participar diretamente no esclarecimento e na resolução de tais forças, prestando assim um grande serviço para mim, um que ninguém mais seria capaz de cumprir.”

E assim, no seu aniversário de 26 anos, Yarok encontrou sua resolução e desceu das montanhas como Campeão de Ashiok. Tomou rumo para Teópia, o grande império onde ocorreria tal torneio, e em seu caminho, encontraria situações onde poderia acabar com a vida dos injustos, e trazer um fim para o sofrimento dos inocentes.


Para apresentar-se como um Campeão da deusa da morte, conseguiu um escudo de um inimigo abatido e pintou-o ele mesmo com as cores e símbolo de Ashiok: Metade de um rosto pálido e feminino, exalando fumaça negra.

Nenhum comentário: